O que é a Previdência Social?

A Previdência Social é o sistema previdenciário oficial do Brasil, administrado pelo INSS. E não é apenas de aposentadoria que ela trata. É um conjunto de serviços que tem como objetivo resguardar o trabalhador (seguro-desemprego e auxílio-doença, entre outros). Sendo a aposentadoria o principal desses serviços.

Para todo trabalhador que possui carteira assinada, a contribuição é obrigatória e seu valor é calculado de acordo com a faixa salarial do contribuinte.

Ao se calcular os valores no ato da aposentadoria são considerados diversos fatores que compõem a fórmula: “fator previdenciário”, considerando-se o tempo de contribuição, valores e idade de concessão. Deste modo, a Previdência Social limita-se a um teto de pagamento da aposentadoria.

Isso significa que, mesmo que o seu salário tenha sido maior durante o tempo de trabalho, você não poderá receber um valor maior do que o teto durante sua aposentadoria.

As regras para a Previdência Social são definidas pelo governo e podem mudar ao longo do tempo.

 

O que é a Previdência Privada?

A Previdência Privada é um investimento, como qualquer outro, que visa benefícios no longo prazo e, justamente por isso, tem como seu principal objetivo fornecer uma aposentadoria complementar àquela que o trabalhador recebe pelo INSS.

Porém, apesar do nome “Previdência”, o investimento pode ser utilizado para realização de outras metas de longo prazo que não apenas a aposentadoria complementar.
A Previdência Privada não está ligada à Previdência Social ou ao INSS. Ela é complementar e não obrigatória, ou seja, cada pessoa tem a liberdade de poder decidir os valores que quer investir e o tempo. Além de poder decidir parar, resgatar, ou continuar com a estratégia.

Na previdência privada as regras são definidas entre o cliente e a instituição contratada.

Qual dos dois devo possuir?

A resposta para esta pergunta é: os dois. Sim, eles não são concorrentes entre si, mas complementares.

Se você trabalha com carteira assinada e já contribui com a Previdência Social, fazer uma Previdência Privada vai ajudar você a manter o padrão de vida da ativa quando se aposentar, sem perda de poder financeiro e, até mesmo com algum ganho.

 

Se pago a Previdência Privada, não preciso pagar o INSS?

Quem paga Previdência Privada precisa pagar o INSS. Do mesmo modo como eles não são concorrentes, eles são independentes, ou seja, um não tem nada a ver com o outro. Para você se aposentar de forma oficial no Brasil, o único caminho é através da Previdência Social.

Então, mesmo que você opte por fazer uma Previdência Privada, siga pagando o INSS.

 

Sou trabalhador informal e não contribuo para o INSS, o que fazer?

Se você não contribui com a Previdência Social, está cada vez mais longe da aposentadoria oficial pelo INSS. Nesse caso, a Previdência Privada é ainda mais importante para você não precisar trabalhar pelo resto da vida.

 

Quadro de diferenças

Previdência Social (INSS) Previdência Privada
Contribuição obrigatória Não obrigatória
Valor calculado sobre salário Valor pode ser escolhido
Não escolhe quando receber Pode escolher quanto e quando receber
Teto de aposentadoria (valor máximo a ser recebido) Não existe teto, o valor a ser recebido é escolhido
Não pode ser resgatado antes do prazo Pode ser resgatado antes do prazo
Ampara aposentados ou trabalhadores em casos de doenças, acidentes ou gravidez

 

Ampara aposentados ou atua como uma aplicação financeira
Contribuintes ajudam a fomentar a renda daqueles que irão se aposentar. É conhecido como regime de repartição simples A reserva é formada individualmente e o beneficiário pode escolher como quer receber o saldo acumulado

 

Veja também:
Revisão da Aposentadoria para a Vida Toda
Diferenças entre Carência e Tempo de Contribuição